A 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) alcançou um marco histórico, registrando o maior número de escolas e cidades participantes desde sua criação. Com a adesão de 56.513 instituições educacionais, este evento conseguiu abranger 5.564 municípios por todo o Brasil, cobrindo 99,9% do território nacional. Este feito sublinha a vasta escala e a importância crescente da Obmep, que se consolida como a maior competição científica do país no campo da matemática.
Desde seu início em 2005, promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a Obmep tem como objetivo fomentar o estudo da matemática entre os jovens, de modo a identificar talentos precoces e incentivar a excelência acadêmica. Nesta edição, um total impressionante de 18,5 milhões de estudantes, do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º do Ensino Médio, estão inscritos para participar das provas, que serão realizadas em duas fases: a primeira em 4 de junho e a segunda em 19 de outubro. Os vencedores serão anunciados em 20 de dezembro, com os mais destacados recebendo medalhas de ouro, prata e bronze, além de acesso ao Programa de Iniciação Científica Jr (PIC).
A distribuição de prêmios incluirá 8.450 medalhas nacionais, com categorias que vão do ouro ao bronze, e mais de 51 mil certificados de menção honrosa, além de premiações estaduais que totalizam aproximadamente 20,5 mil medalhas. Estas recompensas visam não apenas reconhecer o mérito individual dos estudantes, mas também promover uma cultura de excelência e inovação em matemática nas escolas de todo o Brasil.
Criação e Impacto
A criação da Obmep pelo Impa em 2005, com o apoio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Educação, marcou o início de uma nova era para a educação matemática no Brasil. Além de estimular o interesse pelo estudo da matemática, a competição tem sido um veículo para a inclusão social e a difusão do conhecimento, contribuindo significativamente para a formação de uma geração de jovens preparados para os desafios científicos e tecnológicos do futuro.
Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA, celebra o sucesso contínuo da Obmep, destacando sua “notável vitalidade” vinte anos após sua fundação. Este crescimento e a capacidade de atingir recordes de participação refletem o compromisso da Obmep com a educação e a valorização da matemática como ferramenta essencial para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil.
A Obmep representa, assim, mais do que uma competição: é uma plataforma para a descoberta de novos talentos e para o estímulo à pesquisa e inovação no campo da matemática. À medida que a Obmep avança, ela não apenas fortalece o ensino de matemática nas escolas brasileiras, mas também prepara o terreno para futuras inovações que beneficiarão o país e o mundo.
Fonte: Agência Brasil