Segundo o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado nesta segunda-feira (15), a economia brasileira registrou um crescimento de 0,25% em maio. Este índice, considerado um dos principais indicadores antecedentes do Produto Interno Bruto (PIB) do país, alcançou 148,86 pontos no período.
O índice dessazonalizado, que elimina variações típicas de cada período do ano, eleva-se para 149,60 pontos em maio. Em comparação com o mesmo mês do ano anterior, o crescimento observado é de 1,3%, com o índice dessazonalizado atingindo 145,93 pontos em maio de 2023. No acumulado do ano até maio, o avanço é de 2,01%, enquanto nos últimos 12 meses, registra-se um crescimento de 1,66%.
Além de sinalizar a expansão da atividade econômica, o IBC-Br desempenha um papel fundamental na definição da política monetária pelo Banco Central (BC). A taxa básica de juros (Selic), atualmente fixada em 10,5% ao ano, é uma das variáveis monitoradas em conjunto com os indicadores econômicos como o IBC-Br.
O crescimento de 0,25% em maio indica uma recuperação gradual da economia brasileira após períodos de instabilidade e ajustes. No entanto, especialistas observam a necessidade de monitorar de perto os próximos meses para avaliar a consistência dessa retomada, especialmente em um contexto global de incertezas econômicas.
Fonte: Agência Brasil