O tênis brasileiro terá forte representação no Aberto da Austrália 2024, com quatro atletas na chave principal do Grand Slam. João Fonseca, de 18 anos, e Thiago Monteiro garantiram suas vagas no torneio após brilharem no qualifying, somando-se a Beatriz Haddad Maia e Thiago Wild, que já estavam assegurados pelo ranking mundial.
O quarteto fará sua estreia em Melbourne neste fim de semana, com os jogos marcados para domingo (11) e segunda-feira (12).
A participação no Aberto da Austrália será a estreia de João Fonseca em um torneio de Grand Slam. O jovem carioca, que subiu recentemente para a 113ª posição no ranking mundial após conquistar o Next Gen ATP Finals e o Challenger de Camberra, chega ao torneio com uma sequência invicta de 13 partidas.
Fonseca garantiu sua vaga ao vencer o argentino Thiago Tirante por 2 sets a 0 (6/4 e 6/1) na última rodada do qualificatório. Sua estreia será contra o russo Andrey Rublev, atual número 9 do mundo, um desafio significativo para o jovem atleta.
“Quero agradecer a todos pela torcida e pelo suporte. Estou muito animado para essa primeira experiência em um Grand Slam e confiante após resultados recentes. Vamos com tudo na chave principal”, disse Fonseca em entrevista após a vitória.
O cearense Thiago Monteiro, número 106 do mundo, também assegurou sua vaga no Aberto da Austrália ao derrotar o belga Kimmer Coppejans por 2 sets a 0 (6/4 e 6/3). Ele terá como adversário na estreia o japonês Kei Nishikori, ex-top 5 mundial, atualmente na 74ª posição.
Monteiro traz experiência e determinação ao torneio, buscando avançar no primeiro Grand Slam da temporada.
Já classificados pelo ranking mundial, Beatriz Haddad Maia e Thiago Wild completam o time brasileiro em Melbourne. Bia Haddad, número 16 do mundo e cabeça de chave 14, enfrentará a argentina Julia Riera (147ª). A tenista chega com boa preparação após avançar à final de duplas no WTA 500 de Adelaide, em parceria com a alemã Laura Siegemund.
Wild, atualmente na 76ª posição do ranking, terá pela frente o húngaro Fabian Marozsan (57º). Ambos prometem lutar por bons resultados, fortalecendo a presença do Brasil no torneio.
Além do Aberto da Austrália, Bia Haddad comemora a classificação para a final de duplas do torneio preparatório WTA 500 de Adelaide. Ao lado da alemã Laura Siegemund, a brasileira venceu a semifinal contra Ana Danilina (Cazaquistão) e Irina Khromacheva (Rússia) por 2 sets a 1 (6/2, 5/7 e 10/7).
Na decisão, a dupla enfrentará Hanyu Guo (China) e Alexandra Panova (Rússia), consolidando a ótima fase de Bia Haddad na temporada.
A presença de quatro tenistas na chave principal do Aberto da Austrália marca um momento de destaque para o tênis brasileiro. Com um misto de juventude, experiência e talento, o time promete representar bem o país em um dos maiores palcos do esporte mundial.
O desempenho de João Fonseca, Thiago Monteiro, Beatriz Haddad e Thiago Wild será acompanhado de perto, com a torcida brasileira vibrando a cada ponto conquistado.
Fonte: Agência Brasil