Quando estamos ansiosos ou estressados, é comum procurarmos diversas maneiras de nos acalmar, certo? Respiração profunda, meditação e música relaxante são algumas das atividades mais populares. No entanto, você sabia que os exercícios físicos também podem ser eficazes nesses momentos?
Exatamente! De acordo com um estudo da revista científica Frontiers in Psychiatry, certos exercícios podem reduzir em até 60% o risco de desenvolver ansiedade. Além disso, aqueles que já sofrem com esse transtorno também podem se beneficiar com a prática de atividades físicas.
Mas quais são esses exercícios que podem ajudar a combater o estresse e a ansiedade? Segundo Monica Marques, educadora física, são aqueles que envolvem o controle da respiração.
“Qualquer tipo de exercício trará benefícios e promoverá uma sensação de bem-estar. No entanto, de maneira geral, os exercícios que incluem a respiração, liberando mais endorfina e serotonina (conhecidos como hormônios da felicidade), contribuem ainda mais na prevenção,” afirma Monica Marques, sócia e diretora técnica da Cia Athletica.
Vale ressaltar que uma alimentação equilibrada e rica em vitaminas e nutrientes também é essencial no combate aos transtornos mentais. Mesmo em casos mais leves, é fundamental buscar a orientação de um psicólogo para um tratamento adequado.
Monica compilou uma lista das sete melhores práticas para ajudar a combater o estresse e a ansiedade. Confira!
- Yoga: O yoga promove relaxamento, flexibilidade e vigor físico em atividades de baixo impacto. Além disso, ajuda a melhorar o equilíbrio, fortalece a musculatura abdominal, auxilia na digestão e contribui para o controle do peso.
- Caminhada e corrida: São atividades ideais para acalmar, pois liberam uma grande quantidade de endorfina e reduzem os níveis de cortisol (o hormônio do estresse) no corpo. Para que essas atividades desempenhem seu papel, tente dedicar pelo menos 30 minutos por dia, três vezes por semana.
- Ginástica: Esta é uma atividade completa, pois trabalha vários grupos musculares simultaneamente. Contribui significativamente para a qualidade do sono, um fator frequentemente associado à ansiedade.
- Flex Circui: Alongamento Nesse tipo de circuito de exercícios, você aprimorará sua postura e flexibilidade, trabalhando diversos grupos musculares, como glúteos, tronco, braços e pernas. Além disso, relaxa a mente e o corpo, ajudando a aliviar o estresse.
- Pilates: Como o pilates envolve o controle da respiração, também é ideal para quem sofre de ansiedade ou quer se prevenir.
- Dança: Para os amantes da dança, essa é uma forma incrível de movimentar o corpo sem ficar entediado ou sentir dor. A dança contribui muito para a saúde física e mental, aliviando o estresse e elevando a autoestima e o humor.
- Musculação: A musculação é excelente para relaxar o corpo e a mente. Ajuda a melhorar o condicionamento físico, aumentar a força muscular e proporcionar uma noite de sono de melhor qualidade.
Fonte: Alto Astral