A expectativa é enorme, já que até este domingo havia muitos indecisos. Ouvimos alguns eleitores em Berlim.
Uma mulher diz: “Pessoalmente, gostaria de ver uma política mais verde, espero que algo aconteça a este respeito, acredito que isto é particularmente importante nas grandes cidades. Estou entusiasmada, as eleições são súperexcitantes”.
Para outro eleitor, devia haver mais apartamentos, melhor alojamento, que as pessoas possam pagar e as coisas não devem ficar mais caras (…), acrescentando que é por isso que vota… “Para melhorar as coisas durante os próximos 4 ou 5 anos”.
Um homem diz-se relativamente satisfeito e deseja apenas que “os políticos atuem novamente de forma menos radical e agressiva, de forma mais comunicativa”.
A repórter da Euronews, Lena Roche, que está a acompanhar este ato eleitoral na Alemanha, lembra que o novo chanceler não chegará de imediato: “A eleição do Bundestag já é histórica, porque, pela primeira vez desde 1949, o chanceler em funções não se candidata. Prosseguir na mesma via ou uma mudança de direção? Quem acabará por governar a Alemanha só se saberá daqui a semanas, se não, meses, após longas negociações da coligação”.
FONTE: https://pt.euronews.com/2021/09/26/alemaes-votam-em-grande-expectativa