Em uma iniciativa sem precedentes, o Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Saúde (SES), lançou um mutirão de cirurgias que promete transformar o cenário da saúde pública no estado. Com o objetivo de realizar 2.120 procedimentos cirúrgicos até abril deste ano, o mutirão abrange as especialidades de oftalmologia, proctologia, ginecologia e mastologia, atendendo pacientes cadastrados no Sistema Nacional de Regulação (SisReg).
O Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, peça central nesta iniciativa, já deu início às cirurgias oftalmológicas, com uma expectativa de realizar cerca de 500 procedimentos apenas neste fim de semana. Este esforço é parte do primeiro mutirão de 2024, que já viu a realização de 361 cirurgias de catarata entre os dias 23 e 25 de fevereiro, além de 100 procedimentos em outras especialidades.
O Secretário de Saúde do Amazonas, Anoar Samad, ressaltou a determinação do governo estadual em agilizar os serviços de saúde e reduzir as filas de espera. “É a Saúde trabalhando cada vez mais para melhorar o atendimento à população”, afirmou.
Além do impacto direto na vida dos pacientes, o mutirão destaca-se pelo uso de tecnologias avançadas, como a facoemulsificação com implantes de lentes para tratamento de catarata, reconhecida por sua eficácia e rápida recuperação.
Com a previsão de mais procedimentos nas próximas semanas, o Governo do Amazonas sinaliza um compromisso contínuo com a melhoria do acesso e qualidade dos serviços de saúde no estado.