A matemática é frequentemente vista como um desafio nas escolas, mas, como enfatiza o renomado matemático Artur Avila, o sucesso na área não depende de um talento nato, mas de esforço, prática constante e determinação. Avila, que em 2014 se tornou o primeiro sul-americano a receber a prestigiada Medalha Fields, comparável ao Nobel na área da matemática, compartilhou sua experiência com os alunos do IMPA Tech, o primeiro curso de graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), no Rio de Janeiro. A palestra, realizada na segunda-feira (19), marcou o início do semestre letivo e foi um momento de inspiração para os estudantes.
Avila relembrou sua própria trajetória, destacando que o sucesso em matemática não é uma questão de talento inato, mas sim de prática e persistência. “Matemática não é tipo assistir a um esporte. Tem que fazer. Então, fazendo, eu vi o que era,” disse ele, ressaltando a importância de não apenas estudar muito, mas de estudar de forma eficaz e profunda. “É mais importante você aprender bem. Material demais, mal aprendido, não leva a muito,” afirmou, sublinhando que o domínio de conceitos fundamentais é mais valioso do que tentar absorver uma quantidade excessiva de informações sem entendê-las plenamente.
Essa abordagem focada no aprendizado profundo é algo que ele acredita ser essencial, especialmente no contexto da educação matemática no Brasil, onde as avaliações nacionais e internacionais indicam que o país ainda tem muito a avançar. Segundo o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), apenas 27% dos alunos brasileiros atingem o nível 2 de proficiência em matemática, considerado o mínimo necessário, enquanto a média dos países da OCDE é de 69%.
O IMPA Tech, onde Avila palestrou, representa uma nova esperança para o ensino de matemática no Brasil. Financiado pelo governo federal através do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), o curso de graduação em Matemática da Tecnologia e Inovação oferece uma formação robusta, com duração de quatro anos, destinada a preparar os estudantes para o mercado de tecnologia e inovação. O curso inclui um ciclo básico de um ano e meio, seguido por especializações em matemática, ciência da computação, ciência de dados ou física.
Os estudantes que compõem a primeira turma do IMPA Tech vêm de diversas partes do Brasil, selecionados com base em seus desempenhos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e em competições como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Durante a palestra, Avila enfatizou que, embora o talento possa ser um fator, a persistência é o que realmente faz a diferença. “O talento sem a persistência normalmente não te leva a lugar algum,” disse ele, comparando o desenvolvimento da matemática ao futebol, onde a habilidade de aproveitar as oportunidades é tão crucial quanto a técnica.
Entre os alunos presentes estava Tomaz Cavalcante, de 18 anos, natural de Recife, que descobriu sua paixão pela matemática ainda criança. Para ele, ter a oportunidade de ouvir e conversar com uma figura tão importante como Artur Avila foi um privilégio. “Eu acho que contribui bastante com as perspectivas que temos e reforça o fato de que o que estamos estudando aqui pode realmente fazer a diferença e impactar a sociedade de maneira positiva,” disse Tomaz, expressando sua determinação em utilizar seu conhecimento para o bem comum.
Outra estudante, Bianca Morena, também de 18 anos e vinda de Fortaleza, compartilhou seu entusiasmo pela matemática, destacando como a disciplina sempre foi sua favorita desde a infância. Em um campo tradicionalmente dominado por homens, Bianca se sente acolhida no IMPA Tech e acredita que essa realidade está mudando. “Eu considero que as meninas daqui são mais unidas do que o normal e os meninos também,” afirmou, indicando um ambiente de apoio e colaboração.
A trajetória de Artur Avila e o impacto de sua palestra refletem a importância de uma educação matemática sólida e acessível. Através de iniciativas como o IMPA Tech, o Brasil começa a trilhar um caminho que pode, no futuro, elevar seus índices de proficiência e formar profissionais capazes de inovar e contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento tecnológico e científico do país.
Avila encerrou sua palestra reforçando que, para alcançar o sucesso em matemática, é preciso mais do que apenas talento. É necessário dedicação, paciência e a capacidade de ver além das dificuldades imediatas. Para os estudantes do IMPA Tech, as palavras de Avila serviram como um lembrete poderoso de que, com esforço e paixão, não há limites para o que podem alcançar.
Com essa nova geração de matemáticos, o Brasil tem a chance de mudar seu cenário educacional, transformando a matemática de um desafio escolar em uma ferramenta poderosa para a inovação e o progresso.
Fonte: Agência Brasil