O Brasil registrou em 2023 um marco histórico no turismo internacional, recebendo 6,621 milhões de visitantes estrangeiros, de acordo com dados do Ministério do Turismo. Esse número supera o recorde anterior, registrado em 2018, quando o país recebeu 6.621.376 turistas.
O feito é ainda mais expressivo considerando que o país também ultrapassou os números de anos emblemáticos como 2014, período da Copa do Mundo FIFA, e 2016, ano dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. Juntos, esses dois anos somaram 12,9 milhões de desembarques, consolidando o Brasil como um destino de alto potencial no cenário global.
Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, o desempenho recorde reflete os investimentos contínuos em infraestrutura e promoção internacional. “Temos investido na melhoria da infraestrutura turística do Brasil, com obras que vão de Norte a Sul, também temos apoiado o setor com liberação de recursos por meio do Fungetur [Fundo Geral do Turismo], que ajudam a estruturar toda a cadeia, tornando-a mais preparada para receber esses turistas”, afirmou o ministro.
Além da infraestrutura, as ações promocionais têm sido fundamentais para atrair visitantes internacionais. Em dezembro de 2023, foi inaugurado, no Rio de Janeiro, o primeiro Escritório da Organização Mundial do Turismo (OMT) nas Américas e Caribe. Este marco simboliza o fortalecimento do país como um polo de recepção de turistas internacionais.
“Para reforçar a vinda desses turistas, o Ministério do Turismo, em parceria com a Embratur, tem intensificado sua presença em eventos internacionais estratégicos, promovendo a ‘Marca Brasil’, que reconstrói a imagem do país no exterior como um destino alinhado à sustentabilidade, diversidade e inclusão no setor turístico”, acrescentou o ministro.
Outra iniciativa de destaque é a “Visit South America: um lugar, vários mundos”, uma parceria entre Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile. O projeto tem como objetivo promover os atrativos naturais, culturais e gastronômicos da região em mercados internacionais.
Essa abordagem integrada é uma das apostas para ampliar o alcance da Marca Brasil e consolidar o país como referência em hospitalidade e ecoturismo.
O Plano Nacional de Turismo (PNT) projeta alcançar 8,1 milhões de turistas internacionais nos próximos três anos. O Brasil vem mostrando que, além de suas belezas naturais, possui capacidade para avançar na competitividade global, atraindo visitantes em busca de experiências únicas, como ecoturismo, gastronomia e cultura.
Com iniciativas que vão desde melhorias na infraestrutura até a promoção de destinos em eventos globais, o país caminha para consolidar seu espaço como uma das principais opções turísticas do mundo.
Fonte: Agência Brasil