Em um movimento estratégico que promete transformar o acesso a serviços bancários e postais no Brasil, a Caixa Econômica Federal e os Correios anunciaram uma parceria inédita nesta segunda-feira (25). Esta colaboração permitirá que serviços tradicionalmente oferecidos pela Caixa, como o Programa de Integração Social (PIS), o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e o seguro-desemprego, estejam disponíveis nas agências dos Correios. Em uma ação recíproca, a população também poderá usufruir dos serviços postais em casas lotéricas, incluindo postagem e retirada de encomendas.
Os presidentes das duas estatais, Carlos Vieira pela Caixa e Fabiano Silva dos Santos pelos Correios, formalizaram essa parceria que visa não apenas ampliar a oferta de serviços, mas também otimizar a experiência dos usuários. A iniciativa engloba ainda a possibilidade de funcionários da Caixa realizarem atendimentos presenciais ou virtuais diretamente das unidades dos Correios, oferecendo uma gama de serviços que vai desde a atualização cadastral até a orientação sobre benefícios sociais.
Este novo modelo de atendimento já estava sendo testado desde 12 de março em uma agência postal no município de Peixe-Boi, no Pará, evidenciando o potencial dessa integração em facilitar o acesso da população a serviços cruciais. Além disso, Carlos Vieira revelou que 500 dos 13 mil correspondentes bancários da Caixa já estão capacitados para receber encomendas dos Correios, marcando o início de uma integração que promete ser benéfica para ambas as partes.
O principal objetivo desta parceria é expandir os serviços bancários da Caixa para todas as unidades dos Correios até o final do ano, com especial atenção às localidades que atualmente não contam com pontos de atendimento da estatal bancária. A ampliação do atendimento nas lotéricas dependerá da adesão das unidades, mas já se antecipa uma resposta positiva diante dos benefícios mútuos previstos.
Além dos serviços diretos ao consumidor, o acordo entre Caixa e Correios também prevê o compartilhamento de imóveis, visando a recuperação e modernização de propriedades de imóveis da União. Este aspecto da parceria não apenas facilitará a expansão da cobertura presencial das duas empresas, mas também contribuirá para a otimização de recursos e infraestrutura.
Fonte: Agência Brasil