As secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Educação (SME) do Rio de Janeiro deram início, à Semana de Mobilização de Combate à Dengue, que leva a escolas municipais ações de promoção de saúde para o controle do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e de outras arboviroses. A campanha, que segue até a quinta-feira (27), é promovida pelo Programa Saúde na Escola Carioca.
O cronograma inclui atividades de conscientização e orientação sobre o combate à dengue para todos os segmentos da rede municipal de educação (educação infantil e ensinos fundamentais I e II), como apresentações teatrais, gincanas, oficinas de arte, rodas de conversas e exposições. A programação especial conta ainda com apresentações da Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde, projeto da SMS voltado às novas gerações e às áreas de maior vulnerabilidade social. Pais e responsáveis também participam das atividades.
“A conscientização sobre a dengue é fundamental, por isso a importância da mobilização nas escolas. As crianças levam a informação para casa e incentivam a família a separar dez minutos por semana para eliminar focos e conscientizar a comunidade. Temos uma potência enorme para disseminar informação a partir dos nossos equipamentos de educação”, afirmou Renato Cony, subsecretário de Promoção, Atenção Primária e Vigilância em Saúde do Rio, durante a abertura das atividades no Ginásio Educacional Tecnológico (GET) Suíça, na Penha Circular, zona norte do Rio.
Ao todo, 15 escolas distribuídas pelas 11 Coordenadorias Regionais de Educação sediarão as ações. Durante a semana, a rede de Atenção Primária da SMS (clínicas da família e centros municipais de saúde) também promove atendimentos de saúde bucal para os alunos da rede municipal.
“O combate à dengue passa pela conscientização, e nada melhor do que envolver as crianças nesse processo. Elas são multiplicadoras de conhecimento e levam para casa essas informações, ajudando a proteger toda a comunidade. Durante a Semana de Mobilização, trabalharemos de forma lúdica e participativa, permitindo que os alunos compreendam a importância da prevenção e sejam protagonistas na luta contra o mosquito Aedes aegypti”, destacou o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha.
A mobilização visa reforçar a importância da educação como ferramenta de prevenção, utilizando a escola como espaço de disseminação de boas práticas para o controle da dengue. As ações incluem atividades interativas que incentivam a participação ativa dos alunos no combate aos criadouros do mosquito, ensinando sobre o ciclo de vida do Aedes aegypti e como eliminá-lo.
A iniciativa faz parte de um esforço conjunto da Prefeitura do Rio para reduzir os casos de dengue na cidade, promovendo campanhas contínuas de informação e prevenção. Com a participação da comunidade escolar, a expectativa é que o conhecimento adquirido se propague e contribua para a redução de focos do mosquito.
A campanha também reforça a importância do engajamento de toda a população na luta contra a dengue, já que eliminar criadouros do Aedes aegypti é uma responsabilidade coletiva. Pequenos hábitos diários, como tampar caixas d’água, eliminar recipientes com água parada e manter calhas limpas, podem fazer uma grande diferença na prevenção da doença.
Fonte: Agência Brasil