inicio da minha conexão com a pajelança eu ainda me formava como bebê, no útero da minha mãe, e certa vez chorei dentro de sua barriga.
Ouvir meu choro a deixou assustada, porém, ela sabia que a sua ancestralidade estaria ligada a esse episódio extraordinário e fora da normalidade.
Um dia, quando Mestre Mundico do Maruacá me preparava para sentar-me pajé já menina, ele ensinava-me sobre os Caruanas e seus rituais das forças das águas. Dizia para mim e para minha mãe que a pajelança é um culto em que os viventes dançam e cantam doutrinas em homenagem à Natureza. Dizia também que nós deveríamos cantar na pajelança como os pássaros, que cantam com alegria e ternura para a mãe natureza. Porque nos, os vi-ventes, representamos os pássaros nessa cerimônia.
Depois, com olhar sério, profundo e reflexivo, Mestre Mundico dizia para mamãe: “A menina é a ave dos Caruanas, dona Maria José!’.
Só depois que me sentei pajé, quando os Caruanas passaram a manifestar-se em mim, na pajelança, é que compreendi aquelas palavras. Porque todos os Caruanas, ao chegar, se referiam a mim como “ave”.
Eu me tornei a Ave dos Ca-ruanas. Aquela que ajuda essas energias a curar os viventes e traz esses ensinamentos para este mundo.
Essa lembrança de vida nos mostra como as aves, os pássaros, são tão importantes para o Mundo Místico e para a natureza. São seres muito especiais, ala-dos, que alcançam os ares e compartilham seu canto de alegria à natureza. Suas penas coloridas e cintilantes nos trazem a beleza das cores e nos encantam.
Mas as aves também são muito importantes para o ser humano e para a vida na Terra. Mesmo que muitas pessoas talvez não saibam, os pássaros ajudam a espalhar sementes, promovendo a proliferação das plantas e fomentando a sua reprodução.
Os pássaros também contribuem para controlar pragas, porque comem insetos que podem destruir plantações. E tudo isso ajuda no renascimento e renovação das matas, das florestas. As aves são como guardiões da natureza e por isso possuem um lugar de destaque na Grande Mãe Natureza.
E muito triste que tantos pássaros sejam mal-tratados em todo o mundo, muitos são presos e levados de forma ilegal para outros países e regiões, incentivando os maus-tratos e o tráfico de animais.
Muita gente toma para si o que é da natureza, ganhando dinheiro dessa forma desumana, cruel e desprezível.
Mas ao fazer isso, consequentemente, o ser humano está fazendo mal para si próprio e para todos os seres vivos, pois a natureza é uma só, estamos todos ligados à nossa mãe. Uma hora esse mal retorna para quem o praticou, e volta não só para quem agrediu a natureza, mas também para os seus descendentes.
A natureza é uma grande mãe que cuida de seus filhos, mas também pune quando é preciso.
CARUANA ANDORINHA
Na encantaria, muitos Caruanas possuem nomes de pássaros Um dos mais importantes é o Caruana Andorinha, que tem a missão de proteger todas as aves do mundo.
Ele também traz ânimo para os viventes na cerimônia da pajelança, para que todos cantem com energia e esse cântico de louvor à natureza auxilie nos rituais de cura.
Zeneida Lima é pajé, ambientalista, professora, escritora e compositora.